03 junho 2008

Razões para odiar José Serra e a Folha de São Paulo.

A folha de São Paulo exibe hoje a seguinte manchete (3 de junho de 2008):

"Em SP, 15% dos usuários do SUS também pagam plano de saúde"

A matéria explica que como os planos de saúde não cobrem todos os serviços, alguns usuários acabam usando a rede do SUS. O texto acaba servindo para reforçar a velha argumentação que os planos de saúde devem ressarcir o atendimento prestado pelo SUS.
Pense por um segundo sobre isso...
É uma tremenda de uma safadeza essa idéia que quando o SUS atende alguém que paga plano de saúde, o Plano deve ser cobrado... a razão é simples.
Que acha desta manchete:

"Em SP, 100% dos usuários dos Planos de Saúde também pagam pelo SUS."

Não seria melhor? O usuário do Plano paga o plano mas também já paga o SUS. Na verdade, o que devemos discutir é porque pagar por dois sistemas... seria muito mais simples se o Brasileiro pudesse optar por pagar ou não o SUS, e escolhesse o plano que lhe conviesse. Tenho certeza que o muita gente que anda pagando o SUS descontado em folha como INSS, IR, COFINS, etc.. ia preferir não pagar esse imposto a mais.

MAS E OS PLANOS DE SAÚDE MALVADOS... ? NÃO são ELES QUE GANHAM quando o doente paga o plano e é atendido pelo SUS?
Não!!! Eles são malvados mas não são trouxas...

Se o plano tem que ressarcir o governo, repassa esse custo para o preço dos planos, e quem paga são os filiados ao plano. Chegando assim à seguinte situação:

José está doente...
José paga impostos e portanto paga o SUS. Paga também o plano porque sabe que o atendimento no SUS é trágico. Infelizmente José ficou doente em um lugar onde não tinha rede conveniada ao plano e recorreu ao SUS. O SUS portanto cobra o plano e o plano cobra todos os associados (inclusive o josé que está pagando 3 vezes pelo mesmo serviço (2 para o governo e uma para o plano).

Quem foi o político autor desta idéia que só serve para fingir uma vingança sobre os planos e para tungar o contribuinte? Será um ingênuo capiau? Será o ignorante Lula?
Bem, quem inventou essa maravilha de idéia não foi a Folha, nem um iletrado, foi o Ex-ministro da Saúde, Sr. José Serra...


E agora, José?

Saiba mais aqui:
http://www.jornaldosite.com.br/arquivo/leisaude/resolu9.htm

Nenhum comentário: